assim fluem os pensamentos e as (an)danças cinematográficas, deste lado do oceano.

sábado, 14 de outubro de 2006

ALICE

“Alice” premiado no Raindance Film Festival

A longa metragem de Marco Martins, Alice, foi galardoada com o prémio para Melhor Primeira Obra do Raindance Film Festival.Este evento que decorreu em Londres, entre os dias 27 de Setembro e 8 de Outubro e vai na sua 14ª edição, destaca “Alice” como “uma primeira obra, evocativa do sofrimento de um pai, na procura obssessiva da filha pelas ruas de Lisboa”.



madragoafilmes.pt
"Alice" é protagonizado por Nuno Lopes e Beatriz Batarda
"Alice" a caminho dos Óscares
Candidato português à nomeação para Melhor Filme Estrangeiro


Alice escolhido para os Oscars
Alice, a primeira longa-metragem de Marco Martins, é o filme que Portugal candidata a uma nomeação para Oscar de melhor filme estrangeiro, anunciou esta quinta-feira o Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia
VISAOONLINE 28 Set. 2006


NUNO LOPES é escolhido para SHOOTING STAR 2006
Nuno Lopes acaba de ser escolhido, pela sua interpretação no filme ALICE de Marco Martins, para representar Portugal na 9ª edição do SHOOTING STARS, uma iniciativa da European Film Promotion a decorrer no âmbito do Festival Internacional de Cinema de Berlim (de 9 a 19 de Fevereiro de 2006).

Alice
Português ganha prémio Regards Jeunes
Por Kathleen Gomes
21 de MAio 2005
Alice, do português Marco Martins, foi distinguido ontem, em Cannes, com o Prémio Regards Jeunes da Quinzena dos Realizadores, atribuído por um júri europeu de cinéfilos entre os 18 e os 25 anos




Cannes: "Alice" conquista crítica internacional

Marco Martins nos Prémios Europeus Realizador de 'Alice' entre sete 'revelações' com nomeação para Prémio Fassbinder

Este ano, o filme conquistou os prémios da crítica internacional e de melhor fotografia no Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata, na Argentina, e está nomeado para o prémio Luís Buñuel, que distingue o melhor filme ibero-americano no ano.

ALICE estreia em França com o aplauso da crítica
ALICE, o filme revelação de Marco Martins premiado no Festival de Cannes estreou hoje em dez cinemas Franceses recolhendo os maiores elogios da crítica.

Screen International aplaude ALICE
ALICE, a primeira longa metragem de Marco Martins, apresentada no Festival de Cannes 2005 onde arrecadou o prémio Régard Jeunes para o melhor filme da Quinzena dos Realizadores, continua a receber os maiores elogios por parte da imprensa internacional.
09-06-2005


ALICE: uma verdadeira aparição para o LIBERATION
"Um filme português fora das normas, de uma singularidade absoluta, é ainda possível. Porque ALICE não se parece em nada com o que funda a identidade do cinema português. É um filme sem documentos nem genealogia e que nos conta uma história terrível, da perda de uma criança", é assim que o LIBERATION hoje classifica o filme ALICE, "uma surpresa portuguesa cheia de graça".


ALICE conquista Variety em Cannes
Exibido ontem na Quinzena dos Realizadores, ALICE tem já na edição de hoje da revista VARIETY um dos maiores elogios alguma vez recebido por um filme Português: "Um poderoso estudo sobre a dor profunda e que nos transmite a segura e consistente primeira obra do estreante Marco Martins".


Este ano, o filme produzido pela Clap Filmes conquistou os prémios da crítica internacional e de melhor fotografia no Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata, na Argentina.



"Alice", de Marco Martins, candidato a prémio latino Luis Buñuel
"Alice", do realizador Marco Martins, é o candidato português ao Prémio Luís Buñuel 2006, que distingue o melhor filme ibero-americano do ano, informou hoje o Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM).



ALICE, o filme de Marco Martins produzido pela Clap Filmes de Paulo Branco, continua a somar prémios tendo sido distinguido no Festival Internacional de Cinema de Las Palmas com o Prémio de Realizador Revelação.


De recordar que ALICE fora também o grande vencedor do 21º Festival de Mar del Plata, na Argentina, arrecadando os prémios de Melhor Realização, atribuído pelo Júri Oficial; Melhor Fotografia, atribuído pela Associação Argentina de Directores de Fotografia Cinematográfica; e o prémio da Crítica Internacional para o Melhor Filme da Competição Oficial, atribuído pela Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica e Audiovisual (FIPRESCI).
Após ter conquistado a crítica no Festival de Cannes do ano passado onde recebeu o prémio “Regards Jeunes” para o Melhor Filme da Quinzena dos Realizadores, o filme conquistou a crítica e o público na estreia em Portugal e França

PRÉMIO MELHOR FILME- ALICE, de Marco Martins“Pela força narrativa, intensidade dos personagens e pela forma emotiva como aborda o tema.”


Mais tarde explicarei o porquê deste post.

Mas acho que não seria preciso uma justificação... Quem me conhece bem, sabe porquê...

Alice é Alice... e não há palavras que expliquem o seu significado...